O Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais anunciaram no dia 06 de julho de 2023, o lançamento do edital de regulamento da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, edição 2023, com o tema “Caminhos Gerais: Itinerários e Rotas do Patrimônio Cultural Mineiro”.

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.

A Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo em parceria com a Escola Municipal Francisco Campos realizará a 9º Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais com o Projeto de Educação Patrimonial 2023, com o Tema: "Conhecer a História da Congada, fortalecendo raízes. O Congado é uma manifestação cultural religiosa de origem afro-brasileira que ocorre em diversas regiões do país, especialmente na região Sudeste. Em Estrela do Indaiá, o Congado tem uma forte presença na cultura local.

O Evento se realizará no Memorial Octávio Silva nos dias 28 e 29 de agosto de 2023 a partir de 09 horas.