Atenção Classe Artística e Cultural de Estrela do Indaiá!
(Publicação: 16-10-2025)
A Secretaria Municipal de Cultura, está convocando os Fazedores de Cultura do Município para se cadastrarem para a confecção da Carteirinha Cultural de Estrela do Indaiá.
O cadastro para Fazedores de Cultura tem como proposito mapear os agentes culturais, e será obrigatório para participação em futuros editais e programas de fomento.
O cadastro será realizado presencialmente no Memorial de Estrela Indaiá, a partir do dia 17 de outubro de 2025 das 8:00 às 16:00.
Para participar você deve levar:
a)-Documento pessoal;
b)-Comprovante de residência em Estrela do Indaiá;
c)-Fotografia 3x4;
d)-Alguma forma de comprovação que você atua na área cultural, como fotos, rede sociais ou outros;
Os "Fazedores de cultura" podem ser indivíduos e grupos que criam, produzem e promovem expressões culturais, como artistas, músicos, escritores, quitandeiras, costureiras, artesãos e coletivos, sendo essenciais para a preservação, renovação e difusão da diversidade cultural.
Duvidas serão esclarecidas pelos canais:
Somente no local do cadastro.

------//--------//--------//--------//--------//--------//--------//--------//--------//--------//--------//--------//--------//-------
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Estrela do Indaiá, promoverá uma escuta pública para explanar sobre a Lei Aldir Blanc e de como ela poderá auxiliar no desenvolvimento de projetos culturais.
Você que trabalha ou atua na área cultural de Estrela do Indaiá não deixe de participar.
Local: Escola Municipal Francisco Campos
Dia 10 de julho às 17:30

_________________________________________________________________________________________________________________
Atualização data 11/07/2025.
1º Etapa da Oitiva Pública referente ao CICLO 2 DA PNAB – Ciclo 2
A Prefeitura de Estrela do Indaiá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou, no dia 10 de julho de 2025, a oitiva pública referente ao Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A ação teve como objetivo garantir a participação social na construção das diretrizes locais para a aplicação dos recursos da PNAB no município.
A atividade contou com a presença de representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais, que contribuíram com propostas e apontamentos fundamentais para a definição das prioridades culturais locais.
Durante a oitiva, foram apresentados os objetivos da PNAB, os critérios estabelecidos pelo Governo Federal para o repasse dos recursos, e as possibilidades de aplicação do fomento. A escuta pública é uma etapa obrigatória prevista no processo de implementação da PNAB e reforça o compromisso com a gestão democrática e participativa da cultura.
As contribuições coletadas serão sistematizadas e subsidiarão a elaboração do plano de ação a ser enviado à Plataforma TransfereGov.
Toda a documentação da oitiva – incluindo relatório, ata e lista de presença – estará disponível na aba "PNAB – Ciclo 2", no site oficial da Prefeitura, garantindo transparência e acesso à informação.
A PNAB é uma política permanente de fomento à cultura, instituída pela Lei nº 14.399/2022, e representa um importante avanço na descentralização dos recursos públicos para estados e municípios.
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

